Você lembra do chileno Maldonado no Santos?
Claudio Maldonado é um dos jogadores chilenos mais famosos do futebol brasileiro. O ex-volante fez sucesso atuando por São Paulo e Santos, e pelo alvinegro praiano, Maldonado se tornou o chileno que mais disputou partidas pelo clube, com 85 jogos.
O chileno chegou na Vila Belmiro em 2006, após passagens por São Paulo e Cruzeiro. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, Maldonado se firmou na equipe como um volante seguro, de técnica apurada, leal para com seus adversários e cirúrgico na maneira como efetuava as roubadas de bola. Conquistou o Campeonato Paulista de 2006 e o de 2007 com o clube, marcando apenas um gol.
Por conta de suas ótimas atuações no clube, acabou sendo contratado pelo Fenerbahçe, da Turquia, em janeiro de 2008 onde ficou até junho de 2009, saindo por não ter renovado seu contrato com o clube. Nesse mesmo ano conquistou a Supercopa da Turquia.
Em 2019, Maldonado, já aposentado, foi “aluno” de Jorge Sampaoli no Peixe. Na época, o chileno estava estudando para se tornar treinador. O chileno também fez estágio com Fábio Carille, no Corinthians, e chegou a a trabalhar como auxiliar técnico no Colo-Colo, do Chile.
“Assistir a esses treinamentos é uma forma de me preparar para o futuro. Estou me atualizando sobre as ideias e conceitos do Sampaoli. É uma visita que eu já tinha programado há algum tempo, pois vejo muito o trabalho dele. Fez muito com a minha seleção chilena, então eu tinha essa vontade de ver o treinos dele de perto. Espero poder aprender bastante coisa”, disse Maldonado em entrevista na época.